quinta-feira, 17 de maio de 2007

Dia Mundial Contra a Homofobia

Hoje é o Dia Mundial Contra a Homofobia, segundo a G Magazine.
Os cristãos se encontram em uma delicada posição em relação aos gays.
A primeira coisa que me vem à cabeça é que, às vezes, vejo casais gays apaixonadinhos, andando de mãos dadas, se beijando e tal, nada daquele relacionamento promíscuo que pintam por aí, e me pego sem entender o que há de errado nisso. São duas pessoas que se apaixonaram, se importam com o outro, sei lá. Parece natural.
De qualquer maneira, sei que a Bíblia é bem clara quanto ao que Deus pensa sobre atos homossexuais, chamados de "contra a própria natureza humana" e desprezíveis. Sendo assim, concordo que o homossexualismo (ou homossexualidade, como se tem chamado ultimamente) é errado.
É aqui que entra minha posição contra a Homofobia.
A mesma Bíblia, também, diz que Deus ama aos pecadores, seja seu pecado esse ou a mentira, a hipocrisia, a avareza, o alcoolismo, o egoísmo ou qualquer outro.
Aos olhos dEle, somos todos - heteros e homos, homens e mulheres - farinha do mesmo saco.
Por um lado, as Escrituras nos dizem que devemos nos arrepender dos nossos pecados, aceitar o perdão de Jesus (que pagou por eles na cruz) e deixá-los para trás. Buscar a satisfação de desejos homossexuais, nessa lógica, é pecado sim e é permanecer no pecado.
Mas não cabe a nós, humanos, querer impedir os pecados particulares dos outros.
Prender, xingar, condenar, ofender e mais outros tantos atos de discriminação são injustificáveis.
Ainda mais por que são especiais no caso dos gays.
Tem gente que não admite ficar perto de um casal homossexual. Eu pergunto se essa pesso não se senta perto de um casal hetero que transa antes de casar, que também é algo desaprovado por Deus.
Ou se discrimina um colega que mente no emprego quando falta, ou que trai a namorada, ou que fala palavrão, ou que sonega imposto de renda.
Dividimos entre pecadinhos ("ah, acontece...") e os pecadões ("que horror..").
Conclusão: os gays têm o livre arbítrio de dar cabo aos seus desejos e namorar entre si, assim como os mentirosos podem mentir, os adúlteros, adulterarem e assim por diante. Os pecadores têm liberdade, garantida por Deus, para pecar.
O povo de Deus, por sua vez, tem o direito de se indignar, de repudiar o pecado (e não o pecador) e manifestar sua opinião. Mas façamos isso com respeito e humildade, pelo amor de Deus. Bom senso, por favor.
E oremos, o que é efetivamente nossa responsabilidade, e é ainda mais eficiente.

5 comentários:

DE CORPO E ALMA disse...

obrigado pelo convite que me fez para comentar este post sobre homossexualidade e homofobia à luz da religião cristã. Não sei se é cristã católica ou evamgélica. Eu fui educado na Igreja Evangélica baptista, assisti a escola dominical, fui depois professor dos mais novos, fui responsável pelas actividades dos jovens na igreja, e entrei para o seminário evangélico baptista com o objectivo de vir a ser pastor. Só fiz os dois primeiros anos. Acreditei no poder de Deus e entreguei-lhe a minha vida como poucos o terão feito.
Dá para perceber que conheço bem o cristianismo.

Quando na adolescência percebi que preferia os rapazes ás raparigas, não podem imaginar como foi dificil. Acreditei todos os dias que Deus me iria ajudar a superar essa provação. E resisti com todas as minhas forças crente que se Deus condenava o pecado das práticas homossexuais então ele teria uma solução para mim. Orei, resisti, lutei e acreditei.
Até que finalmente caí em mim e percebi que Deus não ia fazer nada para tornar a minha vida suportável. Comecei a questionar-me porque razão não acontecia nada? Porque razão Deus permitia que um filho seu sofresse aquela tentação constante? Daí a pôr toda a fé em causa foi um passo. Não percebia porque Deus seria tão cruel! falei com o pastor da igreja e ele apenas me disse: se você não pecar não há problema. Deus odeia o pecado, não o pecador e muito menos se você não pecar praticando esses actos. nessa hora tomei a decisão. Deus pode condenar o que bem entender, eu não sou capaz de abdicar da minha vida sexual para lhe fazer a vontade. O sofrimento por que eu já tinha passado nos últimos 5 anos, não me pareciam suportaveis até ao fim da vida. Se Deus permitiu que eu seja homossexual e não é capaz de mover uma palha para modificar isso então eu vou ser aquilo que sou. este foi o meu pensamento na altura.
Creio que Deus errou muito quando fez o homem. Se não quer a existência de gays então porque fez o homem anatomicamente capaz de receber e dar prazer sexual através da estimulação da próstata e tornou o ânus uma zona tão sensível à estimulação, porque o deus permitio que o pénis do homem se adapte tão bem ao ânus? Foi um erro divino? Enfim, não estou convicto que a condenação da homossexualidade seja divina, mas sim humana, porque as práticas homossexuais põem em causa o normal funcionamento da sociedade, o crescimento da população.
sinceramente falando Deus foi uma desilusão para mim. Foi-me apresentado como o todo poderoso e não consegui fazer nada para evitar que eu fosse aquilo que Ele não queria.
Hoje estou muito afastado de Deus. Não acredito na sua capacidade de intervir no mundo, aliás não acredito que Ele seja aquilo que a Bíblia diz.
posso dizer que como homossexual tenho sido feliz. Não me arrependo da decisão que tomei. Tenho um companheiro há quase 10 anos que foi casado e tem um filho. Antes dele vivi com um alemão durante 6 anos. certamente não são os únicos homens com quem tive relacionamento sexual, não, mas estes são os homens da minha vida. faço uma vida normal de homossexual assumido, não sinto problemas de homofobia. A maior parte dos meus amigos são homens e mulheres heterossexuais. Os meus colegas de trabalho respeitam-me como chefe e como amigo. Sou chefia operacional em duas lojas de uma multinacional de aluguer de automóveis. A minha preferência sexual não deixa de fazer de mim um homem de aspecto muito «macho».
Lamento que pessoas mal-formadas não saibam respeitar a diferença como se os homossexuais não fossem seres humanos. Bem isto já vai longo. Voltarei ao seu blog. obrigado mais uma vez.

Amy Bradshaw disse...

Ola, Crente !
Obrigada pela visita e pela racional discussão.
Ainda assim, eu acrescento que quem transcreveu a tão conhecida Biblia para o papel foram homens, e portanto, seres imperfeitos e dificilmente imparciais. Tendo isso em vista fica claro que devemos ler e questionar, olhar além ao invés de levar as palavras ao pé da letra. Eu acredito então que tudo que é feito por amor ou de forma bem intencionada e não invade o espaço alheio não vai em nada contra aquilo que se chama Deus. Tenho Deus no meu coração e acredito nas coisas boas da vida e nem por isso serei pecadora por amar outra mulher. Se sou capaz de amar - sem egoismo e desvios afins - é porque tenho Deus em mim, não importando minha raça, crença ou orientação sexual.
- Espero ter "acrescentado" -
=*

BlueBob disse...

Olá Crente, tudo bem? Vi o teu convite em um blog amigo e decidir visitá-lo por ter me interessado o assunto. Acho que não fiz mal né?

Também fui educado em uma religião cristã desde pequeno e não entendia o que sentia por homens. Se você ler alguns dos vários blogs gays existentes, vai percebem que existe um tronco principal em todas as histórias: durante um tempo não conseguimos aceitar o que sentimos, nos reprimimos na esperança de conter isso. Você pode até conseguir por um tempo (eu consegui por 20 anos), mas está lá, dentro de você, fazendo parte da sua essência. E um dia, a barreira de contenção não suporta mais tanta pressão represada. Você vai ler muito também, que oramos a Deus pedindo a cura. Mas ela não existe porque homossexualidade não é doença.
No meu blog escrevi um post sobre se ser homossexual é natural. Te convido a ler e imparcialmente tirar suas concluões. Leia outros posts também e você terá uma idéia ampliada do que é ter essa característica diferente de outros.
É importante entendermos bem isso, porque são essas idéias distorcidas e irreais que alimentam a homofobia.

Um abraço.

Unknown disse...

Deus nao é contra o homossexual, mas contra o homossexualismo.
Pq ele faria a mulher pro homem? Se fosse certo, faria outro Adão.
As pessoas tem esse defeito ficar procurando brechas na Bíblia pra justificar seus erros.
E é por isso q existe tantas religiões... Cada um interprete de modo diferente a Bíblia.
E assim caminha a humanidade...

Babs disse...

Já escrevi um texto sobre isso:
É de se reparar que quem usa argumentos Bíblicos para se posicionar contra homosexualidade geralmente não consegue apresentar nenhum outro , ou um melhor.
E pior, partem do princípio de que todo mundo é cristão, ou deveria, e de que sua verdade é absoluta, não importando que os mulçumanos, judeus, hindus e budistas (para exemplificar) pensem o mesmo sobre suas crenças.
Pensam que a sua interpretação particular da Bíblia é a correta, esquecendo deliberadamente que a própria Bíblia dá margens a interpretações tanto literais quanto figuradas.
Se corroem com a vontade de mandar hereges para a fogueira, demonstrando em seu preconceito toda sua hipocrisia cristã.
Seria interessante que esses tais que se dizem tão cristãos olhassem a Bíblia como um todo, não focando em algum trecho e a interpretando de maneira distorcida.
E gostaria de lembrar que quem se diz cristão deveria argumentar usando o novo testamento.
Se tem uma coisa que aprendi na Igreja Católica , diversas Protestantes e até Evangélicas é que o novo testamento tem mais valor, afinal quando Jesus veio ele ditou as novas leis e mandamentos.
E como cristão deveriam crêr que Jesus foi o verdadeiro divisor de águas, e que a própria visão de Deus no novo testamento é radicalmente diferente da do antigo.
Ser cristão significa em essência seguir Cristo, não significa "vou usar argumentos bíblicos distorcidos para embasar minhas idéias mais distorcidas ainda" ou "vou usar argumentos bíblicos distorcidos para justificar minha própria intolerância".

Não afirmo nem desacredito a afimação de que a Bíblia, ao todo , desaprova a homosexualidade, isso é controverso. O ponto é: mesmo desaprovando, sua posição perante a um comportamento que você desaprova pode ser de agressividade ou de tolerância cristã.